Escolha uma Página

Vitor Manoel Marques da Fonseca

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979), é mestre (1987) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (2007). Realizou estágio de pós-doutorado (2009-2011) junto ao PPGHC, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão do prof. dr. Francisco Carlos Teixeira da Silva, desenvolvendo a pesquisa “Associação para o recreio: estatutos de sociedades registradas na Secretaria de Polícia do Distrito Federal, 1906-1915”. É funcionário do Arquivo Nacional, professor do Depto. de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal Fluminense, além de ser membro do Comitê Acadêmico Interdisciplinar do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, do Experts Group on Archival Description, do Fund for International Development of Archives e da Programme Commission do International Council on Archives (Conselho Internacional de Arquivos); presidente da Câmara Técnica de Normalização da Descrição Arquivística (Conselho Nacional de Arquivos); presidente do Comitê Nacional do Brasil e vice-presidente do International Advisory Committee do Programa Memória do Mundo (UNESCO); presidente da Comissão Editorial da Revista Acervo e membro de outros comitês editoriais.

Área de interesse: arquivos – história, descrição de arquivos – normas, fontes e paleografia.  Normas e padrões para o tratamento e recuperação da informação

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9975130082216971

Email: vitormowlac@gmail.com