Ana Célia Rodrigues
Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2008). Especialização em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (1992) e pelo Archivo General de la Nación, Peru / OEA (1993).
Áreas de interesse: diplomática, diplomática contemporânea, tipologia documental, funções arquivísticas (identificação, produção, classificação, avaliação), gestão de documentos e de arquivos.
Projeto de Pesquisa
Gestão de documentos, arquivos e acesso à informação: identificação dos requisitos da transparência administrativa nos municípios da Grande Rio
Descrição: Estudo dos requisitos da transparência administrativa nos municípios da Grande Rio. Com a entrada em vigor da Lei de Acesso à Informação em maio de 2012, a demanda por documentos e informações que caracteriza o Estado Brasileiro vem se ampliando cada vez mais. Entretanto, na área pública, a realidade arquivística brasileira ainda aponta dados surpreendentes no que tange ao tratamento dispensado a documentos originais, conservados nos arquivos. Registros que provam, testemunham, dão fé e modificam decisões, são encontrados amarrados, amontoados e marginalizados nos porões dos edifícios, entregues à destruição. As consequências da falta de preparo da administração pública municipal brasileira e da dificuldade para estabelecer políticas de gestão para seus documentos e arquivos vêm causando impactos para a aplicabilidade da LAI no Brasil. Esta pesquisa alia uma dimensão teórica a uma aplicada e tem por objetivo realizar um estudo de identificação dos procedimentos de gestão de documentos e de arquivos que são desenvolvidos nos municípios que integram a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como contribuição para a aplicação da Lei de Acesso à Informação. Espera-se, que os resultados desta pesquisa possam trazer novos elementos para o debate sobre a identificação como uma nova função arquivística, relacionando seus procedimentos metodológicos à gestão de documentos e aos arquivos como requisito para a aplicabilidade da LAI, contribuindo para gerar parâmetros para o estabelecimento de políticas públicas do governo transparente no âmbito da administração pública municipal do Brasil e projetos de cooperação institucional, especificamente nos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, a “Grande Rio”.
Palavras chave: Identificação Arquivística. Gestão de Documentos. Arquivos Municipais. Lei de Acesso à Informação. Municípios da Grande Rio. Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
e-mail: anyrodrigues@yahoo.com.br